quarta-feira, 11 de agosto de 2021

Manjistha o vermelho que vem da terra



Vamos explorar outra maravilha oculta com uma ampla variedade de benefícios chamada manjistha - uma erva nativa do Himalaia.

Manjistha é usado para uma série de fins, incluindo desintoxicar o fígado e limpar o sistema linfático, aliviar a dor do reumatismo e até mesmo para problemas emocionais como estresse e ansiedade . 

O QUE É MANJISTHA?

Manjistha também conhecida como garança indiana e conhecida cientificamente como Rubia cordifolia é uma erva tônica usada na medicina Ayrvédica há séculos. A erva desenvolveu uma reputação por limpar o sangue e desintoxicar o fígado, ao mesmo tempo que oferece um excelente suporte para o sistema linfático . No entanto, seus muitos benefícios não param por aí.

Majistha tem uma gama de propriedades medicinais naturais, incluindo benefícios antiinflamatórios, antioxidantes e antimicrobianos. Isso o torna um tratamento adequado para dores musculares, reumatismo e artrite. Sua natureza antiinflamatória e antimicrobiana significa que também é usado para tratar várias doenças comuns da pele, incluindo acne, psoríase e eczema .

Mas vamos nos ater apenas aos benefícios para os cabelos e a pele.






Como usar o pó de Manjistha?

Uma pessoa também pode usar a planta inteira para vários fins. Aqui estão alguns dos usos e benefícios do manjistha.


Pele Seca e Desidratada

Opção 1 - Você pode fazer uma mistura do pó da garança indiana, ou manjistha,  com mel e aplicá-lo em todo o rosto. Deixe por 10-15 minutos antes de lavá-la com água morna. Ao lavá-lo, certifique-se de não usar sabonete líquido para o rosto à base de produtos químicos.

Opção 2 - Você precisaria misturar amêndoa em pó, ovo, mel e o pó de manjistha e aplicá-lo na pele.


Pele com Acne

Misturar o pó da manjistha com Ghee. Aplique a mistura na área afetada por 10-15 minutos. Retire com um sabonete neutro ou a base de enxofre.  A pesquisa indica que manjistha atua contra bactérias como Propionibacterium acne e Staphylococcus epidermidis que desempenham um papel no desenvolvimento de espinhas. Além disso, suas propriedades antioxidantes e antiinflamatórias também auxiliam no combate à acne.





PARA TER CABELO SAUDÁVEL

O pó de Manjistha também pode ser usado no cabelo para mantê-lo com aspecto brilhante e saudável e também para estimular o crescimento. Existem várias maneiras de usar pó de manjistha no cabelo.

- Você pode  diluir o pó de manjistha com agua morna o suficiente para fazer uma pasta lisa e acrescentar algum creme de tratamento. Aplique no cabelo e deixe por 30 minutos ou mais antes de lavá-lo. 

- Para combater a queda e calvicie, você pode combinar o pó de manjistha com uma quantidade igual de pó de amla e formar uma pasta para aplicar no cabelo.

Misture o pó Manjistha com o pó de cúrcuma sândalo para aumentar o brilho e a sedosidade.

Misture Manjistha com Indigo Amla Henna em proporções iguais. Depois que a henna liberar o pigmento  faça uma pasta com esta mistura e água. Aplique no comprimento dos cabelos e mantenha por 2 horas. Isso tornará seus cabelos fortes desde a raiz e brilhantes,  além de tingir de um castanho avermelhado. 








FONTES:

https://www.phcogrev.com/sites/default/files/PhcogRev-2-3-124.pdf

https://www.researchgate.net/publication/244943682_Rubia_cordifolia_a_review

https://svasthaayurveda.com/7-powerful-ayurvedic-herbs-for-detoxification-and-their-unique-health-benefits/




Nenhum comentário:

Postar um comentário