terça-feira, 30 de maio de 2017

Shikakai - Ela Nasceu Para Os Cabelos!




Shikakai - o fruto para os cabelos

Originário do Índia central, o Shikakai é uma alternativa natural e saudável aos shampoos industrializados que podem fazer mal ao organismo humano, além de poluir as águas. Amplamente utilizado na Índia, este fruto da árvore Acacia concinna é capaz de garantir inúmeros benefícios para o cabelo, além de fornecer um aspecto rejuvenescido e saudável.

Shikakai é mais conhecido pelo shampoo natural derivado de sua fruta. Os ramos espinhosos têm listras lisas marrons - os espinhos são curtos. As flores são cor-de-rosa. As vagens são espessas, um pouco achatadas, espremidas, com 8 cm de comprimento, 1,5-1,8 cm de largura.

Shikakai tem muitas qualidades terapêuticas. É popularmente referida como "fruta para o cabelo", pois tem um pH naturalmente suave, que limpa suavemente o cabelo sem despojá-lo de óleos naturais. Shikakai é usado para controlar a caspa, promovendo o crescimento do cabelo e fortalecendo as raízes dos cabelos.


O que é Shikakai


Shikakai é o fruto da planta Acacia concinna, como dito acima. O diferencial do Shikakai em relação às outras alternativas naturais é que o Shikakai produz espuma como se fosse um shampoo. A casca contém níveis elevados de saponinas, as quais são encontrados em vários agentes de outras espécies de plantas utilizadas como champôs ou os sabões de formação de espuma. Plantas contendo saponina têm uma longa história de utilização como agentes de limpeza suaves. As saponinas a partir de vagens da planta ter sido tradicionalmente utilizado como um detergente. Porém, muito além da espuma, o Shikakai  é realmente capaz de limpar o cabelo de forma muito eficaz, graças às suas propriedades e nutrientes. Há algum tempo, era necessário comprar os frutos e folhas de Shikakai  e então moê-las para se obter o pó necessário para aplicação no cabelo. 

Hoje em dia isso não é mais necessário, tendo em vista que eu trouxe o pó de Shikakai  da Índia e o revendo através do mercado livre.


Benefícios do Shikakai

Já falei sobre o uso de Shikakai como shampoo para o cabelo, mas você vai se surpreender com os usos e benefícios de Shikakai para a pele, especialmente no tratamento de doenças de pele. Pode tratar doenças relacionadas com a pele, como sarna, psoríase, acne, pele desidratada e o uso regular de Shikakai sobre a pele pode prevenir infecções de pele. Shikakai além de sua utilização como um pó de lavagem de cabelo também trata várias doenças do couro cabeludo.

Devido aos nutrientes presentes no Shikakai , tais quais a vitamina A, D, E e K, além de antioxidantes, este fruto é de grande valia e auxílio na melhora da saúde dos cabelos. 

Isso já é sabido ao menos na Índia, onde tem sido usado por centenas de anos como shampoo natural.


Resumo de todos os benefícios que Shikakai trará aos seus cabelos:

• Previne e elimina a caspa

• Tem ação de shampoo e condicionador, pois não elimina os óleos naturais do couro cabeludo

• Nutre completamente o cabelo, fazendo-o crescer mais rápido e saudável

• Tem baixos níveis de pH, garantindo que não haja a remoção dos óleos naturais do cabelo

• Fortalece os cabelos, evitando pontas duplas

• Fortalece completamente as raízes, dando aspecto mais cheio

• Também pode ser utilizado para limpar o rosto e o corpo, através da utilização de uma espuma de banho


Modos de Uso
Como shampooA maneira mais comum de utilizá-lo é adicionar a seu pó algumas gotas de água e preparar uma pasta. Esta pasta pode ser aplicada diretamente sobre os cabelos umedecidos e depois enxaguada. A pasta deve ser utilizada como se fosse um shampoo normal para limpeza dos cabelos. Vai aplicando nos cabelos e esfregando levemente para formar espuma. Não é muita espuma como os shampoos industrializados.





Assista ao video!!!







Óleo de tratamento: Adicione uma colher de sopa de Shikakai em pó a meia xícara de óleo de coco. Pode acrescentar outras ervas de tratamento como a Amla, o Neem e a Cassia. Coloque a mistura em um recipiente e deixe-a curtir por alguns dias. Continue agitando-o ocasionalmente.




  • Mistura de Shikakai e iogurte também é excelente para o seu cabelo. Aplique nos cabelos e lave-os após 15-20 minutos.
  • Problemas de pele: Deve misturar Shikakai com cúrcuma e aplicar em todo o corpo. Ambos shikakai e cúrcuma tem propriedades antifúngicas, antimicrobianas e antibacterianas, o que torna esta lavagem eficaz para a sarna.

Nos primeiros dias, a utilização de shikakai como shampoo pode trazer a sensação de secura e ressecamento dos fios. Isso não deve gerar preocupação, pois é um resultado normal. Caso a sensação seja incômoda demais, é possível que após a utilização do shikakai você aplique um condicionador de sua preferência aos cabelos, ou mesmo um pouco de óleo para pentear, até que se adapte completamente a este produto natural.

É importante ter em mente que cada organismo tem uma forma única de reagir diante da aplicação de determinados produtos, portanto o resultado para uns não é o mesmo para outros.



 Clique aqui para comprar ⇒ Loja Iara Henna





Fontes:
https://www.healthbenefitstimes.com/shikakai/
http://www.flowersofindia.net/catalog/slides/Shikakai.html
https://www.bimbima.com/ayurveda/medicinal-use-of-shikakai-acacia-concinna/1056/





4 comentários:

  1. Respostas
    1. Depende da resposta do seu cabelo. Mas o uso do shikakai tem que ser constante para melhores resultados

      Excluir
  2. Olá gostava de saber se tritura se o shikakai com com a casca ou só a semente apenas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei responder mas posso me informar. Mas acredito que tudo.

      Excluir